Onde

?

Navega no percurso rumo a uma região Carbono Zero

Todos a bordo
projeto

Radiografia

Plano de ação

Estação do futuro

Todos a bordo!

A caminho de uma “Região Carbono Zero”, embarcámos no projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve para pensar e planear como nos vamos deslocar no futuro e como o podemos fazer de forma mais eficiente, inclusiva e amiga do ambiente.

Seguem a bordo desta viagem os municípios e múltiplas organizações públicas e privadas que se transportam e que transportam diariamente algarvios e visitantes.

Sobre o Vamus

Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve

O que é?

É um processo de planeamento de ações sobre os transportes particulares e coletivos com vista a que, a médio e longo prazo, as deslocações dentro de ou entre cidades algarvias sejam mais eficientes, mais inclusivas e mais amigas do ambiente.

Quem o promove?

A Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, entidade que agrega, representa e promove a concertação dos 16 municípios da região. Pela natureza coletiva da mobilidade, chamou também ao projeto um vasto conjunto de parceiros com responsabilidades na geração ou na atração de deslocações na região que subscreveram a “Carta de Compromisso para a Mobilidade Sustentável no Algarve”.

Como é feito?

Três equipas de trabalho foram constituídas para elaborarem o diagnóstico e os planos de ação das áreas Barlavento (Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Lagoa e Silves), Central (Albufeira, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão e Tavira) e Sotavento (Alcoutim, Vila Real de Santo António e Castro Marim). Neste trabalho, cooperam vários parceiros públicos e privados, sendo também chamados a participar todos os algarvios e visitantes da região.

Qual o resultado?

Os planos vão incorporar as medidas a adotar por cada um dos intervenientes na mobilidade, elencando potenciais fontes de financiamento dentro dos diferentes pacotes de incentivos comunitários. Avançarão também novas abordagens para o desenvolvimento e implementação do Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal (PMTI).

A quem se destina?

Em primeira instância, aos próprios municípios e outros organismos com responsabilidades de planeamento local ou regional, mas também a todos os que geram ou operam deslocações. E, como a mobilidade é uma necessidade de todos nós, sejamos algarvios ou visitantes, particulares ou organizações públicas ou privadas, cabe a cada um de nós fazer as devidas opções para que o façamos de forma sustentável.

A VAMUS foi uma aplicação móvel desenhada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), no âmbito do projecto de mobilidade urbana sustentável homónimo – Projeto Vamus.

A VAMUS permitiu aceder:

» ao histórico de viagens;

» aos mapas das redes dos transportes públicos, de apoio ao uso da bicicleta e dos postos de abastecimento de veículos elétricos;

» a informação dos operadores de transportes do Algarve;

» à plataforma de reclamações dos serviços de transporte público colectivo no Algarve.

A VAMUS permitiu ainda partilhar informação sobre a tua localização, o que permitiu à AMAL e aos municípios compreender as necessidades de mobilidade dos Algarvios e oferecer uma rede de transportes adequada e amiga do ambiente.