Onde?

Navega no percurso rumo a uma região Carbono Zero

Sobre o Vamus

Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve

O que é?

É um processo de planeamento de ações sobre os transportes particulares e coletivos com vista a que, a médio e longo prazo, as deslocações dentro de ou entre cidades algarvias sejam mais eficientes, mais inclusivas e mais amigas do ambiente.

Quem o promove?

A Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, entidade que agrega, representa e promove a concertação dos 16 municípios da região. Pela natureza coletiva da mobilidade, chamou também ao projeto um vasto conjunto de parceiros com responsabilidades na geração ou na atração de deslocações na região que subscreveram a “Carta de Compromisso para a Mobilidade Sustentável no Algarve”.

Como é feito?

Três equipas de trabalho foram constituídas para elaborarem o diagnóstico e os planos de ação das áreas Barlavento (Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Lagoa e Silves), Central (Albufeira, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão e Tavira) e Sotavento (Alcoutim, Vila Real de Santo António e Castro Marim). Neste trabalho, cooperam vários parceiros públicos e privados, sendo também chamados a participar todos os algarvios e visitantes da região.

Qual o resultado?

Os planos vão incorporar as medidas a adotar por cada um dos intervenientes na mobilidade, elencando potenciais fontes de financiamento dentro dos diferentes pacotes de incentivos comunitários. Avançarão também novas abordagens para o desenvolvimento e implementação do Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal (PMTI).

A quem se destina?

Em primeira instância, aos próprios municípios e outros organismos com responsabilidades de planeamento local ou regional, mas também a todos os que geram ou operam deslocações. E, como a mobilidade é uma necessidade de todos nós, sejamos algarvios ou visitantes, particulares ou organizações públicas ou privadas, cabe a cada um de nós fazer as devidas opções para que o façamos de forma sustentável.

Contactos: R. General Humberto Delgado, 20 – 8000-355 Faro ⋅ Portugal | Tel: (+351) 289 880 800 | E-mail: geral@amal.pt

 

AMAL

Co-financiado por:

CRESC Algarve

 

Portugal 2020

 

União Europeia
Share This