Compromisso

Carta de Compromisso para a Mobilidade Sustentável no Algarve

Entendimento de partida

A “Mobilidade Sustentável” é um conceito multidimensional, que depende do esforço de todos e que pretende responder às necessidades de deslocação da população (residentes, visitantes e turistas) para acesso às várias atividades que constituem o suporte básico da qualidade de vida (habitação, emprego escola, cultura, saúde, desporto, compra de bens essenciais, etc.).

As respostas têm em conta os grupos mais vulneráveis do sistema (baixo rendimento, invisuais, população idosa, etc.) num compromisso pela acessibilidade universal, e as necessidades do transporte eficaz de mercadorias e logística urbana e intermunicipal.
O objetivo é permitir às gerações atuais e futuras a minimização dos custos sociais, ambientais e financeiros, com a utilização mais eficiente dos recursos existentes, a promoção de novas tecnologias de transporte e de novos serviços de mobilidade e a utilização de energia renovável sempre que possível, viabilizando um sistema de transportes integrado multimodal para a região e modelos de gestão financeiramente comportáveis num compromisso com todos os intervenientes.

Princípios

Os municípios e demais intervenientes-chave no sistema de transportes e de mobilidade do Algarve formam uma plataforma colaborativa para a ação e subscrevem a “Carta de Compromisso para a Mobilidade Sustentável no Algarve”, acordando:

Cooperar

de forma continuada para a concretização da mobilidade sustentável.

Colaborar

para a inovação nas práticas de planeamento, visando a otimização dos recursos existentes para concretizar ações custo-eficazes.

Coadjuvar

no processo de transformação de comportamentos para uma maior eficiência na utilização dos recursos na mobilidade/acessibilidade.

Co-criar

soluções de mobilidade e acessibilidade inovadoras.

Experimentar

soluções de mobilidade/acessibilidade, através da viabilização de novas práticas e/ou ferramentas/modelos de gestão.

Integrar

os vários modos e serviços de transporte com os principais pólos geradores de deslocações urbanas e interconcelhias.

Avaliar

de forma contínua qual o progresso efetuado ao nível da execução do plano e das várias ações.

Dialogar e promover a participação

de todos os intervenientes e a população, visando a concertação e a inclusão social.

Apoiar

a transição para uma economia de baixo teor de carbono, cumprindo os princípios de equidade e de justiça social.

Parceiros