A mobilidade urbana sustentável, os transportes públicos e a governação digital são temas centrais de um evento que, entre 18 e 19 de maio, no Autódromo Internacional do Algarve, junta pela primeira vez em Portugal as autoridades intermunicipais de transportes, os principais agentes de inovação no setor e um conjunto de especialistas internacionais.

Promovido pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, o “Next.Mov – Smart Region Summit” traz ao sul do país um conjunto de oradores internacionais, nomeadamente investigadores, empreendedores e players digitais, que vêm partilhar a sua experiência num conjunto de conferências abertas ao público gratuitamente mediante inscrição prévia. Em cima da mesa estarão temas como a “Mobilidade Elétrica”, o “Transporte Público e Turismo” e as “novas formas de organização”.

 


As conferências serão um contributo para a discussão que decorre no mesmo espaço, mas à porta fechada, entre os presidentes e responsáveis técnicos das comunidades intermunicipais e das autarquias do país. O Encontro Nacional de Autoridades Intermunicipais de Transportes, a 19 de maio, é o ponto alto do next.mov, numa altura em que estas autoridades preparam os dossiers da contratualização e definição do serviço público de transportes.

O Projecto VAMUS, também promovido pela AMAL, integra o showroom, enquanto iniciativa que serve o desenho de novas estratégias de mobilidade no Algarve, ao lado de representações de municípios, de agências e empresas públicas e privadas, num conjunto que pretende mostrar o que está em curso na região em matéria de sistemas inteligentes e as variadas ofertas de serviços no domínio da transformação digital a nível nacional.

Para promover modos de mobilidade suave e das grandes rotas pedonais e cicláveis algarvias, o espaço “Cycling&Walking” terá importante destaque no showroom, bem como o “Mobi.show”, onde será possível ficar a conhecer e nalguns casos experimentar alguns dos sistemas e equipamentos vanguardistas, nomeadamente as mais recentes novidades na mobilidade elétrica.

Haverá ainda oportunidade para espreitar o que prepararm as jovens empresas no Espaço “Start-Up” e os centros de investigação no Espaço “UNIVERSIDADE”.

Toda a informação sobre o “Next.Mov – Smart Region Summit”, bem como a inscrição para as conferências, está disponível em www.smartregion.pt.

Contactos: R. General Humberto Delgado, 20 – 8000-355 Faro ⋅ Portugal | Tel: (+351) 289 880 800 | E-mail: geral@amal.pt

 

AMAL

Co-financiado por:

CRESC Algarve

 

Portugal 2020

 

União Europeia
Share This